Trocas e Devoluções

Confira abaixo a política de troca de produtos comprados através da RY Top Brasil.
Aqui, você conta com a nossa total assistência após a compra de seu produto. Fique tranquilo e conte conosco!

1. Insatisfação do Cliente

Desistência de Compra:
Se você efetuou a compra através da RY Top Brasil, recebeu o produto em perfeitas condições, e ainda sim não se sentiu feliz com a compra, você poderá solicitar através de nossa central de atendimento o cancelamento da compra. Mas fique atento para as regras abaixo.

Prazo para desistência de compra:
Conforme ditam as normas do CDC (Código de Defesa do Consumidor), o cliente que realiza compras através de lojas virtuais, gozam de até 7 (sete) dias após o recebimento do produto para registrar a desistência da compra.

O desejo de cancelamento deve ser imediatamente comunicado ao fornecedor do serviço, seguindo as seguintes regras:

Devolução da Mercadoria:
• A mercadoria deverá ser devolvida através dos correios com porte pago pelo cliente, para o endereço da loja.
• O produto deve ser devolvido em sua embalagem original, acompanhado de todos os acessórios e manuais.
• O produto não poderá apresentar qualquer indício de uso.

ATENÇÃO: O produto que não atender as condições exigidas acima, não será aceito como devolução, e, automaticamente será remetido de volta ao endereço de origem. Nessas condições, a RY Top Brasil se reservará no direito de fazer nova cobrança de frete.

Restituição dos Valores:
• Cartão de crédito: O estorno poderá ocorrer em até 2 faturas subsequentes.
• Boleto Bancário: Crédito em conta corrente em até 10 dias úteis.
• Não haverá restituição do valor do frete.

ATENÇÃO: A restituição dos valores serão processadas somente após o recebimento e análise das condições do(s) produto(s) em nosso Estoque. (O produto não poderá trazer qualquer indício de uso).
NOTA: Toda intenção de cancelamento deverá obrigatoriamente ser comunicada à RY Top Brasil antes do envio do(s) produto(s). Caso contrário, os pedidos não serão aceitos.

 

2. Produtos sem defeito

Produto Novo:
O produto novo goza de até 30 dias para ser substituído. Desde que este seja apresentado nas mesmas condições em que foi recebido/comprado (na embalagem original e sem uso).

"Lembre-se que para efetuarmos a troca, o produto deverá estar na embalagem original e sem uso."
Se você escolheu seu produto em nossa loja virtual, mas ao recebê-lo não se agradou e deseja fazer a substituição por outro item. Observe as regras:

Devolução da Mercadoria:
• O produto não poderá apresentar qualquer indício de uso.
• O produto deve ser devolvido em sua embalagem original, acompanhado de todos os acessórios e manuais.
• A mercadoria deverá ser devolvida através dos correios com porte pago e remetido ao endereço da loja.

Substituição da Mercadoria:
• Você poderá fazer a escolha de outro item conforme estoque disponível em nossa loja virtual.
• A escolha deverá se limitar ao valor limite do produto. Se houver diferença de preço para maior, deverá ser providenciado o pagamento da diferença, via opções existentes no site.
• O produto será despachado para a residência do cliente, mediante pagamento de novo frete.

 

3. Produtos com defeito 

Produto com suposta Falha de Fabricação:
Os produtos comercializados pela RY Top Brasil, gozam de 90 dias de garantia para falhas naturais de fabricação. Salvo a determinados produtos, onde o próprio fabricante indica em seu certificado de garantia o prazo de garantia de fábrica e presta atendimento direto ao cliente através dos postos de Assistência Técnica.

Veja como solicitar o pedido de avaliação de supostas falhas de fabricação:

Devolução da Mercadoria:
• A mercadoria deverá ser encaminhada através dos correios para o endereço da loja.
• Devolver o produto na embalagem original.
• O cliente deverá enviar por escrito, um breve relato sobre o suposto defeito a qual se refere a reclamação, esclarecendo sobre o problema ocorrido, etc.

ATENÇÃO: Produtos encaminhados fora das especificações acima, não será aceito para análise de defeitos e automaticamente será devolvido ao remetente.

Análise de defeitos dos produtos:
A avaliação de defeitos será realizada pelos nossos fornecedores, de onde receberemos o laudo final do pedido de troca.
Prazo médio de conclusão: 15 dias úteis após o recebimento do produto.

Laudo Favorável a troca:
• O cliente receberá no endereço de origem, sem custos adicionais, a substituição pelo mesmo produto.
• Na ausência do mesmo produto em estoque, o cliente será comunicado e poderá escolher um outro produto para troca, entre as opções existentes no site, respeitando o valor limite do crédito.
• Se houver diferença de preço entre o produto escolhido e o produto reclamado, deverá ser providenciado o pagamento da diferença.

Laudo Contrário a troca:
O produto será devolvido ao cliente com a carta/laudo da reprovação, sem direito de substituição.

Itens de reprovação:
• Ausência de defeito (não constatação do dano apontado pelo cliente).
• Indícios de uso inadequado do produto.
• Indícios de dano acidental.
• Desgaste natural em decorrência do uso.

 

4. Por parte da RY Top Brasil

Cancelamento Automático de compra:
O Cancelamento do pedido e liberação dos produtos adquiridos por iniciativa da será automático nas seguintes situações:
• Impossibilidade de execução do débito correspondente à compra no cartão de crédito.
• Inconsistência de dados preenchidos no pedido.
• Não pagamento do boleto bancário.
• Ausência de estoque.

A Restituição de valores por iniciativa da ocorrerá nas seguintes situações:
• Impossibilidade de entrega da mercadoria adquirida, tendo em vista a inexistência do endereço de entrega como indicado pelo comprador, ou a sua não acessibilidade. Na impossibilidade da entrega por essa razão, o produto retornará para o nosso Centro de Distribuição, gerando devolução por parte da dos valores correspondentes aos preços dos produtos, excluindo-se os custos com frete.
• Caso ocorra a falta da mercadoria adquirida pelo comprador no site da RY Top Brasil, em função de ocorrência de vendas do produto, haverá a devolução dos valores pagos ao comprador, através do mesmo meio de pagamento utilizado na compra. Nessas situações, o comprador será comunicado do ocorrido.

 

Sobre a Lei do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor, no intuito de dar efetividade à proteção do mesmo, prevê o instituto da garantia, que trata do período que o consumidor tem para reclamar de defeitos em produtos ou serviços, cuja responsabilidade recai sobre o fabricante ou distribuidor.

 

O artigo 26 do referido código trata dos prazos para exercer a garantia legal - que decorre da própria lei - e não precisa de outro documento escrito; basta que o consumidor reclame, dentro do prazo, com o comprovante de compra.

A garantia contratual é descrita no artigo 50 do mesmo código e, apesar de não ser obrigatória, tem que ser entregue através de termo escrito, com todas as informações necessárias para que o consumidor possa utilizá-la.

Conforme o artigo 74 do mencionado diploma legal, a não entrega do termo de garantia contratual devidamente preenchido constitui crime e a pena prevista é de 1 a 6 meses de detenção, ou multa.

 

Código de Defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990

 

Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

        I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;

        II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.

       § 1° Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.

        § 2° Obstam a decadência:

        I - a reclamação comprovadamente formulada pelo consumidor perante o fornecedor de produtos e serviços até a resposta negativa correspondente, que deve ser transmitida de forma inequívoca;

        II - (Vetado).

        III - a instauração de inquérito civil, até seu encerramento.

        § 3° Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.

Da Proteção Contratual

        Art. 50. A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito.

        Parágrafo único. O termo de garantia ou equivalente deve ser padronizado e esclarecer, de maneira adequada em que consiste a mesma garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar em que pode ser exercitada e os ônus a cargo do consumidor, devendo ser-lhe entregue, devidamente preenchido pelo fornecedor, no ato do fornecimento, acompanhado de manual de instrução, de instalação e uso do produto em linguagem didática, com ilustrações.

Das Infrações Penais

   Art. 74. Deixar de entregar ao consumidor o termo de garantia adequadamente preenchido e com especificação clara de seu conteúdo;

        Pena Detenção de um a seis meses ou multa.

 

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